2015 foi o ano de Star Wars com o lançamento do tão esperado sétimo episódio O Despertar da Força. Contudo, a franquia também fez sucesso em outra mídia, a dos games, com Star Wars Battlefront, deixando de lado as campanhas em terceira pessoa para investir em um espetáculo online nos moldes de Battlefield.

 

Não é a toa que o game foi produzido pela  EA Digital Illusions CE (a famosa DICE), transferindo a experiência insana dos campos de guerra de sua principal marca para o universo de Star Wars que, vale a pena lembrar, não seria a mesma coisa sem o apoio da LucasArts. Juntas, a empresas proporcionaram uma total imersão nesta galáxia que agora você pode fazer parte.

 

Battleface

 

Com os direitos liberados, a DICE soube usá-los na medida certa. A inesquecível sonorização criada por Ben Burtt pode ser conferida a cada tiro disparado, nas explosões que diferem o som conforme a distância, nos voos, na marcante trilha sonora de John Williams – trabalhada com dignidade por  Gordy Haab -, ou seja, o jogo vive e respira Star Wars. Na minha primeira jogatina, quando apareceu o título e uma certa música, a sensação de felicidade foi indescritível. Já sabia que estava prestes a viver algo épico.

 

No entanto, não é só no áudio que o game impressiona (com o excelente sistema DTS 5.1), mas também no visual que não deixa dúvidas de ser desta geração. O mapa de Jakku, o único até o momento que remete a nova trilogia, é belíssimo em seus detalhes, se tornando facilmente um dos favoritos do jogo que ainda contém lugares conhecidos dos fãs como Endor, Hoth, Tatooine e Sullust. E pode esperar que quando jogar qualquer um deles terá várias surpresas que aumentam a vivacidade do ambiente.

 

Battle1

 

Antes de mais nada, Battlefront é um jogo multiplayer. Sem um modo campanha (o que adicionaria bastante ao projeto), a empresa focou os esforços na experiência online. Sim, há alguns modos que não precisa estar conectado, porém servem como um treinamento ou uma diversão rápida com um amigo. Não devem prender a atenção do jogador por muito tempo, já que, com o tempo, tornam-se desinteressantes e repetitivos, sendo mais uma motivação para ir logo no que interessa.

 

No campo de batalha é onde a força acontece. Há dois lados que podem ser escolhidos: os Rebeldes ou o Império, mesmo que em alguns modos senti que os soldados imperiais levam muita vantagem. Não há categorias de soldados e seu lado é trocado constantemente conforme vai mudando as partidas, mas você definir seu estilo pelas armas a disposição. A grande cereja do bolo é a oportunidade de jogar com os principais personagens da franquia: no lado da força estão Luke, Leia e Han Solo, enquanto no lado negro você pode controlar Vader, Boba Fett e Palpatine. No entanto, não é a todo instante que você consegue jogá-los, exigindo um pouco da paciência do jogador. É claro que se escolher o modo em que eles são mais presentes, aí não tem problema. O mesmo acontece com as naves, durante os principais mapas as batalhas áreas são frustrantes, mas ficam melhores no modo específico em que você pode pilotar, além das X-Wings e os TIE Fighters, a lendária Millennium Falcon.

 

Battle3

 

Outro ponto que incomoda é a falta de uma maior variedade de mapas e modos, pois são apenas alguns como SupremacyDrop Zone que atraem um grande número de jogadores, algo que deve melhorar com as futuras DLCs. Entretanto, vale destacar que a DICE fez um ótimo trabalho em distanciar este título de Battlefield, desenvolvendo uma própria jogabilidade para ele. Muito mais fluído e de fácil assimilação, não demora muito até que o jogador tenha um bom domínio do controle, tendo até a escolha de jogar em terceira pessoa, principalmente quando está com os protagonistas como Luke Skywalker, por exemplo. As lutas de sabre de luz ficam mais empolgantes desta forma.

 

Star Wars Battlefront é um game obrigatório para os fãs da franquia e diversão garantida para quem gosta de FPS. Contudo, deve agradar mesmo os fãs (e fazer novos), já que houve um bom número de desistências deste seu lançamento. Nada que tire a qualidade do trabalho desenvolvido pela DICE, responsável por entregar um dos melhores jogos de Star Wars. E não precisa estar em uma galáxia distante para ver isso.

 

04-otimo

 

Trailer: