Pior Cenário Possível é o sétimo álbum de estúdio da banda Matanza. Desta vez, o popularizado countrycore sai de cena, deixando espaço para o metal em um trabalho mais sério e sombrio. O novo projeto também marca a saída do baixista China que, logo após a gravação, foi substituído por Don Escobar. Outra adição na banda é o guitarrista Maurício Nogueira, apesar de já vir tocando nos shows. Contudo, o fato mais importante é que a banda liderada por Jimmy London – e a sua voz única – ainda continua com o excelente rock que dá orgulho dizer que é made in Brazil.

 

PCImatanza5

 

O produtor Rafael Ramos (referência no gênero e responsável pela produção de Setevidas de Pitty e o novo clássico do Titãs, Nheengatu), mostra novamente competência na produção, mantendo uma pegada empolgante música após música com uma mixagem limpa que traz vida a todos os instrumentos. Velocidade e peso no som estão unidos em um harmonioso equilíbrio porradeiro. Não há lugar para baladas em um álbum onde a pulsante e agressiva bateria de Jonas parece nunca parar.

 

A primeira música, Sua Assinatura, é um ótimo cartão de apresentação com o característico riff marcante de guitarra de Donida e uma letra crítica. Este lado contestador é mantido em O Pessimista e Orgulho e Cinismo. Se alguém acha que é modinha e oportunista algum artista brasileiro criticar o governo neste momento, penso que a música é uma expressão artística como qualquer outra e expressa os sentimentos do artista, e nada mais do que normal expressar o descontentamento com os problemas sociais. O rock continua sendo o maior representante desta vertente.

 

PCImatanza3

 

Assim, as composições que falam sobre bebuns e diabas ficam de lado, mas se você gosta de escutar sobre criminosos, não ficará decepcionado com as insanas O Que Está Feito, Está Feito, Matadouro 18 (daria um ótimo filme de terror) e Conversa de Assassino Serial que, para trazer um ar de novidade, inclui um solo de trombeta no final. Uma das melhores do álbum e que apresenta uma longa duração não muito comum na discografia da banda. O ódio também está presente em A Casa em Frente ao Cemitério, mostrando que este sentimento não acaba nem mesmo após a morte. Em pouco número, as músicas descompromissadas marcam presença com as bem humoradas Sob a Mira e Chance Pro Azar, músicas que lembram bastante o começo de carreira do grupo.

 

PCImatanza4

 

A faixa-título, Pior Cenário Possível, sintetiza bem o lado pessimista da vida que a banda sabe fazer tão bem, com direito a um solo de guitarra com pegada do heavy metal. Embora o som não difira muito do que eles apresentaram durante a carreira – que, neste caso, acaba combinando perfeitamente com o teor das músicas –, Matanza prova que não está afim de passar a mão na cabeça de ninguém e dizer que o mundo é lindo e as pessoas são unicamente boas. Este bando de bebuns está comprometido em te dar um soco de realidade. Depois da pancada, quem sabe podemos fazer algo para contribuir em melhorar o atual cenário que estamos vivendo.

 

Tracklist:

 

01. A Sua Assinatura
02. O Que Está Feito, Está Feito
03. Matadouro 18
04. A Casa em Frente ao Cemitério
05. Sob a Mira
06. Pior Cenário Possível
07. O Pessimista
08. Chance Pro Azar
09. Orgulho e Cinismo
10. Conversa de Assassino Serial

 

04-otimo

 

Clipe:

 

 

Obs: Fazendo bom uso da internet, a banda gravou um vídeo para cada música que podem ser vistos aqui.