Tuomas Holopainen é um artista que se preocupa em proporcionar uma experiência única através da música. Um exemplo é o seu último trabalho solo, Music Inspired By The Life And Times Of Scrooge, uma adaptação de uma jornada do Tio Patinhas em um belo álbum praticamente instrumental. Com a banda Nightwish não é diferente, e ainda conta com integrantes incrivelmente talentosos.

 

Se o álbum Imaginaerium é uma homenagem ao mundo da imaginação, o novo trabalho conceitual – que é recomendado escuta-lo como um todo e não separadamente – explora outro mundo, o nosso. Tuomas, com a colaboração do baixista Marco Hietala, nos convida para conhecermos a beleza do evolucionismo. Assim, Endless Forms Most Beautiful é baseado na obra A Origem das Espécies de Charles Darwin, mas sem deixar de homenagear outros mestres como Richard Dawkins (que faz a parte narrativa) e Carl Sagan. Os Cosmos agora tem sua trilha sonora.

 

Beautiful2

 

Shudder Before The Beautiful abre o álbum pra cima, com um riff de guitarra para não deixar ninguém parado e um refrão melódico cantado com segurança pela estreante Floor Jansen que substituiu Anette Olzon. Contudo, é na segunda faixa, Weak Fantasy que Floor ganha destaque com sua bela e marcante voz, com Marco tendo seu espaço para mostrar seu vocal grave. O primeiro e contagiante single, Élan, é marcada por uma melodia de flauta tocada por Troy Donockley que está presente em outras faixas.

 

Falar da excelência na parte instrumental da banda é chover no molhado, não importa quantas vezes você ouvir determinada música, sempre encontrará um som novo que tinha passado despercebido. É a arte de fazer música clássica com metal. Yours Is An Empty Hope vem para colocar mais peso no álbum. Floor e Marco dividem os vocais em um equilibrado dueto, enquanto Tuomas brinca de ser gênio nos teclados com um explosivo Kai Hahto que não decepciona na bateria, substituindo Jukka Nevalainen, integrante oficial que se retirou para tratar de sua forte insônia. Após uma sequência uniforme, a balada Our Decades In The Sun tem seus momentos como o  vocal de Floor, mas não repete a mesma qualidade das antecessoras. No entanto, Endless ainda promete mais surpresas.

 

Beautiful5

 

Com um refrão viciante,  My Walden tem um inesquecível momento em que se ouve um solo que varia entre diversos arranjos intercalando com a gaita irlandesa. Através de um energético teclado de Tuomas, a banda apresenta a boa faixa-título que conta com vários corais dando um ar grandioso a canção. Edema Ruh já encanta com o seu começo que apresenta a qualidade de Tuomas para criar melodias minimalistas. O guitarrista Emppu Vuorinen só confirma o excelente trabalho tendo mais presença na música. Incrível o trabalho de produção e mixagem que consegue equilibrar os mais diferentes tipos de sons em uma perfeita harmonia.

 

Alpenglow é outra música com pegada radiofônica que poderia dar um ótimo single como Élan, mesmo sendo mais agressiva. The Eyes Of Sharbat Gula é a parte instrumental do álbum, digna de estar em um épico filme de Hollywood. Mesmo que não seja memorável, ela prepara o terreno para a próxima faixa que, essa sim, é uma obra prima da banda. The Greatest Show On Earth é o segundo capítulo de Endless. Com praticamente 24 minutos de duração, a canção é uma referência a criação da Terra. Assim, temos a calmaria com o piano de Tuomas, depois o caos com “explosões” de instrumentos, com a música crescendo aos poucos até os vocais de Floor e Marco, além de variações de melodia e adição de sons de animais, remetendo o surgimento da vida. Não estava brincando quando escrevi que Tuomas é um artista preocupado em entregar uma experiência única ao ouvinte.

 

Beautiful4

 

Enfim, Endless Forms Most Beautiful é uma memorável viagem sonora pela origem da vida. As músicas são tão cativantes que nem se vê passar suas longas durações, pois ouvir alguns minutos deste belo álbum é uma prova que os bilhões de anos de evolução valeram a pena.

 

Tracklist:

 

01. Shudder Before The Beautiful
02. Weak Fantasy
03. Élan
04. Yours Is An Empty Hope
05. Our Decades In The Sun
06. My Walden
07. Endless Forms Most Beautiful
08. Edema Ruh
09. Alpenglow
10. The Eyes Of Sharbat Gula
11. The Greatest Show On Earth

 

04-otimo

 

Clipe: