BeatlesComo o próprio título já diz, o livro conta a história das 208 canções criadas pelos Beatles, contando também, consequentemente, a história da simples banda de garagem que se tornou o mais importante evento da música no século XX.
 
Steve Turner não fala sobre como, quando, onde, quais instrumentos foram utilizados e nem quantos takes foram necessários para determinada música, e sim sobre os possíveis duplo-sentidos e os fatos ou personagens que serviram de inspirações, com base em entrevistas, tanto de integrantes da banda quanto de pessoas próximas ou que viram alguma obra-prima sendo criada.  Além disso, o livro também inclui informações sobre a autoria, duração, data de lançamento, e, nos casos dos singles, a posição nas paradas americana e britânica.

Procurando surpreender até os Beatles remanescentes, Turner pesquisou profundamente sobre cada canção, chegando, por exemplo, até a garota que havia fugido de casa e que, por causa de uma matéria sobre seu desaparecimento em um jornal, se imortalizou em She’s Leaving Home. Em suas análises, menciona sentidos que provavelmente estariam omitidos em algumas composições, como em Please Please Me, que, apesar de parecer inocente, seria na realidade sobre o prazer sexual.
 
Beatles1
Um belo relato recheado de entrevistas e fotos sobre o amadorismo e a simplicidade das primeiras canções, passando pela evolução musical provocada pelas drogas e pela religião, chegando até toda a serenidade e profundidade dos últimos álbuns. A partir do trabalho de Turner, é possível se aprofundar não somente nas histórias das canções, mas também na história da banda e de cada um de seus integrantes.
 
“The Beatles: A História Por Trás de Todas as Canções”
 
Autor: Steve Turner
 
Editora: Cosac Naify
 
Categoria: Artes/Música
 

Otimo