EisnerWill Eisner, nas quatro graphic novels que compõem o livro, nos mostra as várias faces e histórias que uma grande cidade tem, mas que passam despercebidas. Com a simples e direta linguagem nova-iorquina, o autor descreve diversas pessoas ou situações que se mesclam ao cenário, chegando ao ponto de emocionar e, através de uma veia crítica, incomodar o leitor.
               
Tendo nascido e crescido em Nova York, Eisner passa ao leitor as manifestações das metrópoles, com todos os detalhes e emoções possíveis, desde as rotineiras batidas de carros até os romances imaginários. As ruas, quarteirões, escadas, paredes, janelas, entre outros, são, em Nova York: A Cidade Grande e em Caderno de Tipos Urbanos, os principais personagens. Coisas inanimadas, mas que absorvem vida da população.

Pessoas
O Edifício e Pessoas Invisíveis focam em indivíduos numa vida mecanizada e solitária. Pessoas comuns que, na mesmice do dia a dia, se fundem com o concreto da cidade e tornam-se inexistentes para os outros. A culpa ou o arrependimento por não ter feito algo, como se casar com quem realmente amava ou salvar a vida de uma criança, são alguns acontecimentos presentes nas histórias dos quatro fantasmas que se reúnem no edifício. Responsável por uma das passagens mais memoráveis da Graphic Novel, Pincus Pleatnik é um cidadão que tem sua vida destruída por causa de um erro de digitação.
 
Money1Eisner mostra, em sequências rápidas e diretas, o subúrbio e toda a vida que há nessa região, desde o mais discreto morador até o ritmo, o cheiro, o tempo e o espaço que são essenciais para qualquer lugar. O poder de observação do autor sobre as situações corriqueiras que normalmente são ignoradas está presente em cada ilustração desse livro.  Utilizando as mesmas técnicas de desenho que usou em The Spirit, com uso de sombras e ângulos diferenciados, além do constante uso de tons de cinza. Cada página, quarteirão ou personagem, construído com a rudeza e com a originalidade dos grandes centros urbanos, emocionam e fazem o leitor identificar a vida que respira em sua cidade.
 
“Nova York: A Vida na Cidade Grande”
 
Autor: Will Eisner
 
Editora: Companhia das Letras
 
Categoria: História em Quadrinhos
 

Foda